• Terapias Holísticas Disponíveis no CVMHI - Dra. Dinora Xavier

    Terapias Holísticas Integradas

    Unidades Funcionais de Diagnóstico e Tratamentos (UFDT's)

    Terapias Holísticas e a Medicina Veterinária Integrada

    O Centro Veterinário de Medicina Holística Integrada - Dra. Dinora Xavier (CVMHI) disponibiliza um conjunto de Terapias Holísticas nos tratamentos de Medicina Veterinária Integrada, baseadas em práticas, técnicas e conhecimentos de raízes ancestrais, tradicionais ou alternativas, que se encontram actualizados, fundamentados e validados à luz do conhecimento actual e científico, no sentido da promoção da Saúde Natural dos animais.

    Unidades Funcionais de Diagnóstico e Tratamento (UFDT's)

    As Terapias Holísticas praticadas no CVMHI encontram-se organizadas em "Unidades Funcionais de Diagnóstico e Tratamento" (UFDTs), de acordo com os princípios que definem a acção biológica que cada uma vai ter o organismo. Isto permite-lhe compreender mais facilmente a forma como integramos nos nossos tratamentos estas terapias, o seu potencial de actuação e eficácia e a forma como se podem adequar ao seu animal para os tratamentos necessários.

  • Biopuntura e Acupunterapia

    Acupuntura

    Auriculopuntura

    Eletroacupuntura

    Laserpuntura

    Biopuntura

    Terapia Neural

    Proloterapia

    Implantes de Ouro

    Acupuntura

    A acupuntura é uma terapia da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que favorece a regularização dos processos fisiológicos naturais do corpo, no sentido de promover ou recuperar o estado  de saúde e equilibrio naturais.

    Pode ser usada preventivamente para evitar o desenvolvimento de doenças , como terapia curativa no caso da doença estar  instalada ou como método paliativo em casos de  doenças crónicas de difícil tratamento.

    Tem  também uma acção importante na medicina regenerativa, anti-aging e na reabilitação.

    O  tratamento  de   acupuntura consiste na introdução  de agulhas filiformes  no  corpo  dos  animais  que em geral  são deixadas cerca de 15 a 20 minutos,  sendo depois retiradas.  A colocação das agulhas não  é dolorosa para os  animais e é possível observar durante os tratamentos diferentes reações fisiológicas, indicadoras de que o tratamento está a atingir o efeito terapêutico desejado.

    Auriculopuntura e Auriculoterapia

    O pavilhão auricular  pode ser utilizado terapeuticamente como um regulador do "soma" orgânico, por funcionar como uma "reprodução holográfica" ou "fractal" do organismo como um todo.

    Através da estimulação de determinados pontos existentes no pavilhão auricular com bioluminescencia, agulha, massagem, sementes, essências ou outras, podemos equilibrar e regularizar "à distância" orgãos ou estruturas cuja sintomatologia se encontre alterada ou em desequilibrio. Funciona bem como complemento a outros tratamentos de MTC, medicina biológica, homeopática ou qualquer outra especialidade holística.

    Eletroacupuntura (EA)

    Na electroacupuntura é aplicada uma corrente elétrica, com intensidade e frequência controladas, durante um periodo de tempo definido, sobre as agulhas colocadas nos pontos de acupunctura.

    Funcionando as células por diferença de potencial nos processos de comunicação celular e activação de muitos dos processos bioquimicos, conseguem-se efeitos biológicos interessantes pelo efeito do estimulo eletrico controlado.

    Através da estimulação forte dos pontos permite intervenções como a regeneração de neurónios lesionados em paralisias, a analgesia e anestesia de regiões do corpo sujeitas a cirurgia diminuindo a necessidade de anestesia quimica ou até promover a regeneração de estruturas danificadas (ex: ruptura de ligamentos).

    Não é um procedimento doloroso, podendo causar sensação de formigueiro ou "adormecimento" do local .

    Acupuntura com Laser

    Pode-se agir sobre os pontos de acupuntura igualmente com aparelhos laser de baixa frequência (LLLT).

    O Dr. Paul Nogier investigou sobre as respostas fisiológicas do corpo e dos tecidos vivos em função da presença de estímulos luminosos e descobriu um conjunto de frequências, denominadas "frequências de Nogier", possíveis de serem usadas nos diferentes pontos de acupuntura, promovendo e potenciando os seus efeitos fisiológicos no

     organismo, substituindo desta forma a aplicação das agulhas de acupuntura, mas mantendo o efeito pretendido com a terapia.

    Pode ter especial interesse no tratamento de animais sensíveis à aplicação das agulhas, animais que se encontrem ansiosos ou receosos do tratamento, animais cujo comportamento dificulte ou impossibilite a prática da acupuntura ou para complementar o efeito dos tratamentos com acupuntura simples.

    Biopuntura

    Estes tratamentos consistem na aplicação de uma pequena quantidade de líquido nos pontos de acupuntura selecionados, através de uma agulha muito fina (26G ou 27G).

    A presença do líquido ou da substância selecionada nos pontos de acupuntura desencadeia a resposta fisiológica adequada ao efeito pretendido com o tratamento, para a substância e para o ponto de acupuntura selecionados.

    Os pontos de acupunctura, devido às suas características anatómicas, fisiológicas e de localização particulares permitem que, mesmo introduzindo quantidade infimas ou muito pequenas da substância selecionada, se obtenha um efeito sistémico semelhante á sua inoculação subcutânea ou intramuscular em maior quantidade e/ou um efeito local potenciado. O tipo de substância a ser administrada pode variar consoante o objectivo de tratamento e a sua aplicação receber diferentes denominações, ex: homeosiniatria.

    Terapia Neural

    A terapia neural é uma importante ferramenta no contexto dos tratamentos holísticos e integrados.

    Descoberta em 1925 pelos irmãos Huneke, actua sobre o sistema nervoso neurovegetativo (autónomo), regulador das funções fisiológicas básicas do organismo, permitindo desta forma o  desbloqueio do sistema nervoso neurovegetativo, quando o mesmo é identificado como responsável por estados de doença implicando dor, infeção e inflamação, alergias, desequilibrios hormonais, entre outros.

    Permite o tratamento eficaz de cicatrizes tóxicas e de campos de interferência neural que se encontrem na origem ou implicação de estados de doença crónica e/ou degenerativa e progressiva.

    Proloterapia

    A proloterpia consiste na injecção de preparações específicas que podem conter soluções glicosadas e/ ou salinas, preparações homeopáticas ou outras, com o objectivo de promover, em locais específicos do corpo, a regeneração de estruturas que se encontram desvitalizadas, a partir da reactivação de mecanismos regenerativos  locais naturais .

    Quando alteradas estas estruturas provocam dor crónica e disfunção , estando muitas vezes implicadas em condições e patologias ósseas, articulares e musculares crónicas e degenerativas como hérnia, rotura do ligamento cruzado e outros ligamentos do joelho, síndrome de Wobbler, etc.

    Implantes de Ouro

    Os implantes de ouro consistem na aplicação de pequenos filamentos ou "bolinhas" de ouro em pontos de acupuntura selecionados.

    O ouro tem uma função permanente no corpo de regulação da inflamação crónica (ex: displasia da anca) e remodelação das estruturas anatómicas alteradas pela presença inflamatória constante (ex: osteoartrose).

    O ouro tem igualmente uma função importante na tonficação dos ligamentos e músculos adjacentes a estruturas articulares instáveis favorecendo o funcionamento correto das estruturas e a redução da instabilidade articular, podendo  a técnica ser usada como alternativa às cirurgias convencionais na abordagem da displasia da anca, osteoartrose e espondilose (bicos de papagaio) pois, evita um pós-operatório complexo e doloroso e promove a recuperação funcional quase imediata do animal, com uma taxa elevada de sucesso no controlo da dor e reabilitação funcional. A sua utilização é extensível a outras patologias inflamatórias crónicas como epilepsia, gengivite, etc

  • Bioeletricas e Eletromagnéticas

    Moxabustão

    Laserterapia LLLT

    Lampada TDP

    Biomagnetismo e Repolarização Celular

    Moxabustão

    A aplicação de calor, gerado por ervas de combustão lenta como a Artemísia, sobre pontos de acupunctura, tem efeitos benéficos em deteminadas patologias, pois as suas propriedades térmicas muito características têm efeitos terapêuticos no corpo.

    Esta aplicação pode ser directa sobre o ponto de acupuntura ou indireta sobre o cabo da agulha aplicada no ponto de acupuntura, havendo nos animais necessidade de cuidados especiais devido à presença de pelagens características.

    Deve ser aplicado em locais arejados, sob a forma de charuto, cone ou porção de ervas ,  havendo formulações com  e sem cheiro.

    Laserterapia (LLLT - Low Level Laser Therapy)

    Os laser LLLT de baixa frequência apresentam propriedades interessantes na estimulação biofotónica de células, tecidos e orgãos, fazendo uso de frequencias EM específicas na bioactivação de funções celulares como a cicatrização e regeneração de tecidos, bioestimulação, analgesia, modulação da inflamação, relaxamento muscular, bioactivação de processos fisiológicos, entre outras. Pode ser aplicado em pontos de acupuntura ou regiões do corpo.

    A sua aplicação não provoca dor, desconforto ou incómodo para os animais, podendo ser também usado como alternativa às agulhas no tratamento de acupuntura, em animais intolerantes à manipulação e presença das agulhas.

    LAMPADA TDP ("Teding Diancibo Pu")

    A lampada TDP é uma lampada que emite radiação do espetro electromagnetico mas não emite nenhuma radiação do espetro visível.

    São conhecidas como Lampadas Minerais Energizadoras de Infravermelho Profundo pois contêm um "prato" mineral composto por 33 elementos minerais essenciais para o corpo, ativados pela resistência da lâmpada que os aquece, emitindo estes profundas ondas infravermelhas com comprimentos de onda situados entre os 2 e os 25 microns.  Estas ondas, naturalmente absorvidas pelo corpo, melhoram o estado de saúde em diversas patologias.

    Biomagnetismo Médico e Repolarização Celular

    O biomagnetismo médico utiliza pares biomagnéticos (imans) no diagnóstico e tratamento das mais variadas doenças, tendo como princípios base promover o reequilibrio electrolítico, bioquimico, electromagnético e biológico em organismos que, afectados por agentes microbiológicos, toxicológicos, psico-emocionais, etc, desenvolveram algum tipo de patologia na dependência destes fatores.

    Desta forma é possível diagnosticar e eliminar (neutralizar) no organismo  animal a presença de agentes como vírus, bactérias, fungos, parasitas ou outros agentes de doença, sem o recurso a terapêuticas convencionais como antibióticos, anti-fungicos ou anti-virais.

  • Fisioterapia e Reabilitação

    Fisioterapia e Reabilitação Física

    Fisioterapia e Reabilitação Física

    A fisioterapia é uma componente terapêutica que integra os tratamentos,quando a reabilitação física é importante.

    A nossa abordagem fisioterapeutica não é praticada isoladamente, sendo sempre integrada em protocolos multiterapeuticos. Utiliza especialmente técnica e recursos de reabilitação postural e proprioceptiva, mobilização activa e passiva, obstáculos e exercícios terrestres e aquáticos.

    As capacidades regenerativas e cardiovasculares de cada animal são avaliadas tidas em consideração, nos exercícios prescritos e nunca usamos medicação anti-inflamatória convencional após os exercícios ou sessões de tratamento, por a mesma agir de forma contraproducente e contrária ao efeito regenerativo  e regulador pretendido.

  • Terapias Manipulativas

    Terapia Sacro-craneana (TSC)

    Massagem

    Terapia Sacrocraneana (TSC)

    O sistema sacro-craneano é um sistema fisiológico recentemente descoberto que consiste num sistema hidraulico semi-fechado contido dentro da membrana que reveste o cérebro e a medula espinal e que se designa por dura-máter.

    A terapia sacrocraneana (TSC) é a forma de actuar terapeuticamente sobre este sistema e restabelecer o seu equilibrio, equilibrando desta forma todo o corpo. Pode ser integrada em qualquer protocolo de tratamento.

    Massagem

    A manipulação de determinadas zonas do corpo ou do corpo em geral pode dar-nos a indicação de locais onde as estruturas não estão no seu estado fisiológico e se encontram a suportar tensões de zonas adjacentes em desequilibrio.

    Restabelecer o equilibrio do sistema musculo-tendinoso e do tecido conjuntivo através da massagem é uma mais valia complementar de muitos tratamentos. Existem diferentes técnicas e modalidades de massagem e de aplicação das mesmas.

  • Fitoterapia e Plantas Medicinais e Aromáticas

    Fitoterapia Tradicional Chinesa

    Plantas Medicinais e Fitoterapia Ocidental

    Aromaterapia e Aplicação de Óleos Essenciais

    Fitoterapia Tradicional Chinesa

    O uso de plantas e preparações à base de plantas é uma das principais abordagens terapêuticas da medicina tradicional chinesa no tratamento e prevenção de doenças.

    A fitoterapia tradicional chinesa usa preparações compostas e  plantas simples nas suas prescrições, definidas por uma linguagem própria de acordo com a teoria da MTC. Cada fórmula ou planta promove um efeito terapêutico particular, com resultados muito positivos.

    Sempre que necessário integramos nos nossos protocolos uma componente de fitoterapia, a qual pode ser administrada em gotas ou comprimidos, consoante a prescrição e/ou a preferência do paciente e que encontra disponível na nossa loja on-line "Terra Ancestral".

    Plantas Medicinais e Fitoterapia Ocidental

    O uso de plantas medicinais prevalentes da nossa cultura e região, as quais têm um uso tradicional bem descrito em Portugal e em toda a Europa, e muitas vezes conhecido como "mezinha", conhece hoje em dia uma fundamentação científica e laboratorial que permite interpretar e reconhecer os princípios ativos na origem dos seus efeitos terapêuticos.

    Na nossa abordagem terapêutica de medicina  veterinária integrada preferimos o uso integral das plantas sob a forma de infusões, decoções  ou outras formas farmacêuticas como cremes, gotas ou comprimidos em relação ao uso dos seus princípios ativos isolados e concentrados tal como praticado na medicina convencional.

     

    Aromaterapia e Aplicação de Óleos Essenciais

    A aromaterapia utiliza o potecial terapêutico dos oleos essenciais e aromáticos  na recuperação dos mais variados processos organicos e patologias.

    Cada essência possui características terapêuticas particulares como ex: os efeitos antiséticos do eucalipto sobre a mucosa respiratória.

    Os oleos essenciais podem ser igualmente usados com muito sucesso na desparazitação animal e pode encontrar disponíveis os mais relevantes na nossa loja on-line "Terra Ancestral".

  • Nutrição Animal

    Nutriterapia, Imunonutrição e Dietética Natural

    Prebiótico e Probiótico

    Alimentos funcionais e suplementos

    Nutriterapia, Imunonutrição e Dietética Natural

    A nutriterapia é a designação que adotámos para a abordagem terapêutica baseada no uso que fazemos dos alimentos nas dietas animais, formuladas de acordo com os nossos protocolos, para cada indivíduo.

    A nutriterapia da Dra. Dinora Xavier é exclusiva deste serviço e reune princípios de várias correntes e abordagens da nutrição animal em todo o mundo, criando uma linha própria de dietas e formulações para alimentação animal individual, desde a manutenção à terapêutica, com a qual obtemos resultados de excelência.

    Prebiótico e Probiótico

    O intestino dos animais necessita de uma flora equilibrada para que funcione de forma correcta e regular, permita variações alimentares sem sofrer alterações na sua dinamica, seja promotor da formação de um sistema imunitário saudável e equilibrado e ajude a controlar os níveis de inflamação no organismo.

    A prebiótica e a probiótica consistem na regulação da saúde intestinal através do uso de agentes bióticos selecionados (bactérias e moléculas específicas), com o objectivo de promover uma boa absorção dos nutrientes essenciais , eliminação adequada e eficaz de substâncias tóxicas, favorecer o desenvolvimento de um sistema imunitário saudável e promover uma desparazitação natural.

    Alimentos funcionais e suplementos

    Na nutrição animal pode ser importante o recurso a alimentos funcionais, super alimentos e suplementos alimentares de qualidade, quando a condição clínica e os níveis tóxicos e inflamatórios elevados que muitos organismos animais apresentam à chegada à nossa consulta o justificam.

    Encontra a maioria dos produtos com que trabalhamos e recomendamos na nossa loja on-line "Terra Ancestral".

  • Medicina Funcional

    Medicina Ortomolecular

    Oligoterapia

    Medicina Ortomolecular

    A utilização de nutrientes como minerais, vitaminas e outros oligoelementos é importante no reequilibrio das mais variadas funções orgânicas, quer em momentos de doença, quer para a manutenção de uma vida equilibrada e saudável.

    A sua utilização é cada vez mais importante dado o nível de desnutrição celular crónica que a maioria dos nossos animais vive hoje em dia, em grande parte por serem alimentados quase exclusivamente de dietas "desvitalizadas".

    Oligoterapia

    A oligoterapia basea-se no uso de oligoelementos para restabelecer ou melhorar as funções fisiológicas do organismo.

    Os oligoelementos são elementos minerais que se encontram em quantidades muito pequenas, ditas vestigiais, no organismo. Apesar de vestigiais, são indispensáveis ao funcionamento orgânico, em especial aos processos de metabolismo e respiração intracelulares . Os oligoelemento actuam como catalizadores enzimáticos e equilibram reacções fisiológicas do organismo.

  • Homeoterapias

    Homeopatia

    Homotoxicologia/Homeosiniatria/Isopatia

    Homeopatia

    A homeopatia utiliza preparados à base de diluições sucessivas de um extrato alcoólico de plantas, minerais, animais ou sintetizados quimicos. Ao contrário da fitoterapia em que as plantas estão concentradas e analiticamente presentes, na homeopatia as substâncias estão diluidas e muitas vezes não são analiticamente detetáveis.

    A homeopatia nos organismos estimula os processos de cura e de regulação da homestase (equlibrio do organismo), com vista a tratar ou prevenir a doença.

    Em geral existe na forma de granulos e apresenta grande segurança para a administração em animais pois o risco de sobredosagem é muito reduzido ou inexistente.

    Homotoxicologia/Homeosiniatria/Isopatia

    A homotoxicologia faz uso de medicamentos homeopáticos complexos no tratamento do paciente.

    A homeosiniatria faz uso da aplicação de medicamentos homeopáticos em pontos de acupuntura, de modo a otimizar as respostas do organismo ao tratamento.

     

    A isopatia faz uso de produtos do corpo do próprio individuo como de uma parte do corpo afetada ou de secreções do corpo para desenvolver produtos homeopáticos (nosodes) a serem administrados durante um processo de doença equivalente, com o fim de obter a cura completa.

  • Bioterapias e Hemoterapias

    Autohemoterapia (autosangue)

    Hirundoterapia

    Apiterapia

    Autohemoterapia (autosangue)

    A autohemoterapia utiliza sangue do próprio paciente para dinamizar os medicamentos homeopáticos injectáveis, antes de serem administrado de volta no próprio paciente. Esta técnica permite um "reconhecimento" ou "programação" precoce para o próprio organismo que vai receber as substâncias a administrar.

    Também pode ser retirado apenas uma pequena quantidade sangue e administrá-la de volta no paciente, inoculando pontos terapêuticos específicos.

    Hirundoterapia

    A hirundoterapia é uma prática milenar e consiste na aplicação de Hirundo medicinalis, com fins terapêuticos, em pacientes com diversas patologias, em particular do foro circulatório e linfático, bem como inflamatório.

    Apiterapia

    A apiterapia é a designação para terapias com produtos das abelhas ou apiterápicos. Aqui se incluem o mel, o propólis , o pólen e a geleia real, entre outros, bem como a apitoxina ou veneno da abelha com importantes propriedades anti-inflamatórias conhecidas.

  • Terapias Oxidativas

    Ozonoterapia

    Ozonoterapia

    A ozonoterapia consiste na administração, por diferentes vias, de oxigénio (O2) saturado, no corpo do animal, sob a forma molecular de ozono (O3) o qual, pelas suas características oxidativas, actua sobre várias patologias degenerativas progressivas crónicas e oncológicas (cancro) controlando e/ou impedindo a evolução espectável.

    Permite uma abordagem "quimioterápica" sobre tumores e outras patologias do foro oncológico sem efeitos secundários da quimioterapia convencional, permite controlar a dor e a inflamação em pacientes com doenças crónicas e degenerativas e permite o tratamento médico de feridas e traumatismos extensos sem recurso à cirurgia plástica reconstrutiva nem a terapêutica extensiva com antibióticos.

    Em uso externo permite o controlo eficaz de fungos, vírus e bactérias responsáveis por patologias de pele e dermatológicas e o controlo de odores corporais desagradáveis, aplicando-se de forma simples e cómoda através da escovagem com escovas especialmente concebidas.

  • Essencias e Energias Subtis

    Terapias com Florais

    Litoterapia (Cristais)

    Reiki/Reiki Magnificado

    Terapias com Florais

    Os florais são remédios á base de essências florais, preparados em diluição homeopatica a partir de pétalas de flores de arbustos e plantas, que actuam principalmente na regulação do comportamento e das emoções.

    São úteis na abordagem de casos de ansiedade de separação, agressividade, dominância, estimulação da aprendizagem, sociabilização, medos e fobias, terror e pânico, entre outros.

    Existem diferentes sistemas de florais como os Florais de Bach, Florais da Califórnia, Florais de St. Germain, etc.

    Litoterapia (Elixires de Cristais)

    A litoterapia com elixires de cristais é uma terapia com essências vibracionais produzidas a partir de minerais como o quartzo, hematite, pirite, rodocrosite, etc, os quais detêm na sua estrutura molecular quimica uma similaridade com estruturas moleculares orgânicas dos organismos biológicos.

    Fornecem ao corpo oligoelementos e actuam sobre as mais diversas patologias de qualquer especialidade médica, em parte devido ao efeito modulador e regulador que exercem sobre o sistema neuro-imuno-endócrino e neurovegetativo, sobre os meridianos de acupuntura e sobre os chackras.

    Reiki / Reiki Magnificado

    O reiki é um sistema natural de harmonização que melhora e equilibra a energia do corpo, mantendo e recuperando a saúde e o bem-estar.

    É uma técnica antiga resgatada para os nossos dias por Mikao Usui no Japão, a qual é hoje em dia mundialmente praticada e reconhecida pela OMS.

    Permite uma conexão profunda entre o animal, a sua essência, corpos auricos e astrais e a energia de cura.

  • Imunização não convencional

    Imunização Personalizada

    Desparasitação Natural

    Imunização Personalizada

    Os nossos protocolos de imunização são adaptados a cada animal, de acordo com a avaliação do seu estado de saúde . Em geral são praticadas técnicas alternativas de imunização que não implicam recurso a vacinas convencionais.

    Não são vacinados animais sem uma avaliação prévia dos níveis de anticorpos para as doenças relevantes, evitando desta forma inoculações desnecessárias e prejudiciais. Na generalidade não são imunizados activamente animais com doenças crónicas diagnosticadas nem animais antes das 16 semanas ou partir dos 8 anos.

    Adaptamos nossos protocolos de acordo com as orientações científicas mais actuais no que diz respeito às recomendações sobre intervalo entre reforços vacinais (frequência da imunização) e patologias para as quais é recomendado vacinar. Como resultado desta prática é muito raro verificar-se a necessidade de vacinação convencional, excepto por motivos burocráticos (licenças, canis, hoteis, etc).

    Desparasitação Natural

    Os nossos programas de desparasitação animal, quer interna quer extena, utilizam exclusivamente produtos naturais com uma elevada eficácia de acção sobre os mais diversos parasitas, em especial sobre os parasitas que mais frequentemente acometem os nossos animais domésticos de companhia, produção e desporto (pulgas, carraças, moscas e mosquitos incluindo leishmaniose e dirofilariose, ácaros, piolhos e fungos, lombrigas, ténias, entre outros).

    Os nosso produtos naturais são inócuos para os animais, pessoas e para o meio ambiente, sendo por isso particularmente interessantes quando existem crianças em contacto frequente ou ocasional com os animais.

    Alguns produtos à base de óleos essenciais ou vegetais podem não se adequar a todas as espécies ou idades pelo que deve consultar informação especializada antes de optar por um produto natural para desparazitação interna ou externa.

  • Cuidados Externos, Higiene e Conforto Animal

    Cuidados Externos, Higiene e Conforto Animal

    Cuidados Externos, Higiene e Conforto Animal

    Todos os nossos produtos de cosmética e higiene são 100% naturais e de uso frequente, não têm contra-indicações, não deixam residuos tóxicos no animal nem no meio ambiente, podendo por isso ser usados com a regularidade e segurança, de forma adaptada a cada espécie e raça em particular, desde o uso diário ao uso esporádico.

    A maioria dos nossos produtos de higiene partilham também propriedades terapêuticas, podendo ser aplicados nos casos em que sua utilização se justifica com esse propósito.

Veterinária Holística © 2007-2013 | Todos os direitos reservados