Acupuntura
A acupuntura é uma terapia da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que favorece a regularização dos processos fisiológicos naturais do corpo, no sentido de promover ou recuperar o estado de saúde e equilibrio naturais.
Pode ser usada preventivamente para evitar o desenvolvimento de doenças , como terapia curativa no caso da doença estar instalada ou como método paliativo em casos de doenças crónicas de difícil tratamento. Tem também uma
acção importante na medicina regenerativa, anti-aging e na reabilitação.
O tratamento de acupuntura consiste na introdução de agulhas filiformes no corpo dos animais que em geral são deixadas cerca de 15 a 20 minutos, sendo depois retiradas. A colocação das agulhas não é dolorosa para os animais e é possível observar durante os tratamentos
diferentes reações fisiológicas, indicadoras de que o tratamento está a atingir o efeito terapêutico desejado.
Auriculopuntura e Auriculoterapia
O pavilhão auricular pode ser utilizado terapeuticamente como um regulador do "soma" orgânico, por funcionar como uma "reprodução holográfica" ou "fractal" do organismo como um todo.
Através da estimulação de determinados pontos existentes no pavilhão auricular com bioluminescencia, agulha, massagem, sementes, essências ou outras, podemos equilibrar e regularizar "à distância" orgãos ou estruturas cuja sintomatologia se encontre alterada ou em desequilibrio. Funciona bem como complemento a outros tratamentos de MTC, medicina biológica, homeopática ou qualquer outra especialidade holística.
Eletroacupuntura (EA)
Na electroacupuntura é aplicada uma corrente elétrica, com intensidade e frequência controladas, durante um periodo de tempo definido, sobre as agulhas colocadas nos pontos de acupunctura.
Funcionando as células por diferença de potencial nos processos de comunicação celular e activação de muitos dos processos bioquimicos, conseguem-se efeitos biológicos interessantes pelo efeito do estimulo eletrico controlado.
Através da estimulação forte dos pontos permite intervenções como a regeneração de neurónios lesionados em paralisias, a analgesia e anestesia de regiões do corpo sujeitas a cirurgia diminuindo a necessidade de anestesia quimica ou até promover a regeneração de estruturas danificadas (ex: ruptura de ligamentos).
Não é um procedimento doloroso, podendo causar sensação de formigueiro ou "adormecimento" do local .
Biopuntura
Estes tratamentos consistem na aplicação de uma pequena quantidade de líquido nos pontos de acupuntura selecionados, através de uma agulha muito fina (26G ou 27G).
A presença do líquido ou da substância selecionada nos pontos de acupuntura desencadeia a resposta fisiológica adequada ao efeito pretendido com o tratamento, para a substância e para o ponto de acupuntura selecionados.
Os pontos de acupunctura, devido às suas características anatómicas, fisiológicas e de localização particulares permitem que, mesmo introduzindo quantidade infimas ou muito pequenas da substância selecionada, se obtenha um efeito sistémico semelhante á sua inoculação subcutânea ou intramuscular em maior quantidade e/ou um efeito local potenciado. O tipo de substância a ser administrada pode variar consoante o objectivo de tratamento e a sua aplicação receber diferentes denominações, ex: homeosiniatria.
Terapia Neural
A terapia neural é uma importante ferramenta no contexto dos tratamentos holísticos e integrados.
Descoberta em 1925 pelos irmãos Huneke, actua sobre o sistema nervoso neurovegetativo (autónomo), regulador das funções fisiológicas básicas do organismo, permitindo desta forma o desbloqueio do sistema nervoso neurovegetativo, quando o mesmo é identificado como responsável por estados de doença implicando dor, infeção e inflamação, alergias, desequilibrios hormonais, entre outros.
Permite o tratamento eficaz de cicatrizes tóxicas e de campos de interferência neural que se encontrem na origem ou implicação de estados de doença crónica e/ou degenerativa e progressiva.
Proloterapia
A proloterpia consiste na injecção de preparações específicas que podem conter soluções glicosadas e/ ou salinas, preparações homeopáticas ou outras, com o objectivo de promover, em locais específicos do corpo, a regeneração de estruturas que se encontram desvitalizadas, a partir da reactivação de mecanismos regenerativos locais naturais .
Quando alteradas estas estruturas provocam dor crónica e disfunção , estando muitas vezes implicadas em condições e patologias ósseas, articulares e musculares crónicas e degenerativas como hérnia, rotura do ligamento cruzado e outros ligamentos do joelho, síndrome de Wobbler, etc.
Implantes de Ouro
Os implantes de ouro consistem na aplicação de pequenos filamentos ou "bolinhas" de ouro em pontos de acupuntura selecionados.
O ouro tem uma função permanente no corpo de regulação da inflamação crónica (ex: displasia da anca) e remodelação das estruturas anatómicas alteradas pela presença inflamatória constante (ex: osteoartrose).
O ouro tem igualmente uma função importante na tonficação dos ligamentos e músculos adjacentes a estruturas articulares instáveis favorecendo o funcionamento correto das estruturas e a redução da instabilidade articular, podendo a técnica ser usada como alternativa às cirurgias convencionais na abordagem da displasia da anca, osteoartrose e espondilose (bicos de papagaio) pois, evita um pós-operatório complexo e doloroso e promove a recuperação funcional quase imediata do animal, com uma taxa elevada de sucesso no controlo da dor e reabilitação funcional. A sua utilização é extensível a outras patologias inflamatórias crónicas como epilepsia, gengivite, etc